quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

3 Idiots (2009) na terceira edição do CINEÍNDIA

-

Queridos, depois de uma longa ausência, reapareço para anunciar não só o meu retorno, mas também o retorno do nosso querido CINEÍNDIA - e em grandíssimo estilo.

Agora em 2011, dando início ao ciclo "A sociedade indiana", começaremos com a maior bilheteria do cinema indiano de todos os tempos: 3 IdiotsÚltima obra até o momento de Rajkumar Hirani, este filme estreou no começo de 2009 e foi um absoluto fenômeno, provavelmente impossível de ter sido tão bem sucedido não fosse a presença do mestre Aamir Khan no elenco.

3 Idiots conta a história de três amigos que se conhecem na faculdade de engenharia: Rancho, Raju e Farhan. Após terminar o curso, Rancho some e Raju e Farhan saem em busca dele. A genialidade do filme está na capacidade de, com um enredo muito bem humorado e leve,  fazer uma crítica muito objetiva ao sistema educacional indiano. E a crítica é tão óbvia que um dos efeitos colaterais da obra - talvez nem tanto inesperado - foi o aumento na taxa de suicídios entre os jovens universitários indianos, que não conseguiram transpor às suas próprias vidas a esperança oferecida por 3 Idiots.


Cineclube CINEÍNDIA
20 de Fevereiro de 2011, às 17h30
Local: CECISP - Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239, sala 13
Próximo ao metrô Consolação
*GRÁTIS*
Informações: 11.9804.4835 (Ibirá) ou 11.9562.5273 (Heber)

Sobre o diretor:

Rajkumar Hirani é jovem diretor, roteirista e montador. Com apenas três filmes no cargo de diretor, seu último trabalho alcançou a maior bilheteria da Índia. Raju, como é carinhosamente conhecido, tem uma característica forte em seus filmes: ele não gosta de prolongar emoções. É comum em seus filmes haver cortes em momentos de emoção, fazendo o expectador rir e chorar logo em seguida. E ele faz isso com maestria.

O Cineclube:

O CINEÍNDIA tem como proposta definir um novo olhar sobre a maior indústria de cinema do mundo. Só em 2009, a Índia contou com 1288 produções, contra apenas 600 da poderosa Hollywood. Rende 1 bilhão de dólares anuais e recebe uma média de 3 bilhões de espectadores por ano.

E engana-se quem pensa que tamanha produtividade significa baixa qualidade. Após pesquisa intensa feita após quatro anos, queremos mostrar a forca e as peculiaridades deste cinema, que difere bastante dos padrões com os quais estamos acostumados, seja americano, latinoamericano ou europeu.




O Cinema Indiano e o CINEÍNDIA são parceiros do CECISP e do Cinefusão.
-