quinta-feira, 21 de abril de 2011

My Brother... Nikhil (2005) na sexta edição do CINEÍNDIA

.

Meus queridos, no próximo dia 1 de maio traremos para o CineÍndia o super sensível e sincero My Brother... Nikhil, filme de estreia de Onir. Seguindo nosso ciclo de discussões sobre a sociedade indiana, esse filme promete trazer algumas das questões mais sérias e polêmicas para o país: homossexualidade e AIDS.

Num país em que a homossexualidade deixou de ser crime somente em julho de 2009, é de se esperar que um filme com esse tema não seja nada fácil de ser feito. Mas Onir ousou e trouxe uma das obras mais sensíveis feitas na Índia nos anos 2000.


Cineclube CINEÍNDIA - "My Brother... Nikhil"
01 de Maio de 2011, às 18h00
Local: CECISP - Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239, sala 13
Próximo ao Metrô Consolação
Mais informações: 11-9804-4835 (Ibirá) ou 11-9562-5273 (Heber)

*Grátis*

Confirme sua presença em nossa página no Facebook e mande convites aos seus amigos!

Sobre o diretor:

Baseado em fatos ocorridos na vida do próprio diretor, a história é ambientada em Goa, entre 1986 e 1994. Nikhil é campeão de natação estadual e gay. Seu pai, Navin, fez de seu filho um esportista, um sonho que nunca conseguiu para si mesmo. Sua irmã mais velha, Anamika, ensina em uma escola primária e ama muito Nikhil. De sua mãe, Anita, ele herdou o seu lado artístico.



Mas um fato muda o curso da vida de Nikhil: ele descobre ser portador do vírus HIV. Ele vê tudo desmoronar: é afastado da equipe de natação e seus pais o expulsam de casa. É preso e mantido em isolamento forçado por lei que permite ao governo manter isoladas pessoas com HIV positivo. Seus pais o deserdam e todos os seus amigos se afastam. As únicas pessoas que estão ao seu lado, agora, são sua irmã, seu cunhado e seu namorado, Nigel.

Sobre o diretor:

Onir é um dretor que estreou recentemente, portanto sua filmografia ainda é curta. Seu filme de estreia é "My Brother... Nikhil" e até hoje possui apenas quatro longas no currículo. Nikhil deu bastante projeção a ele, mas seus dois filmes consecutivos foram fracassos. Somente agora, em 2011, com seu mais recente "I Am", também baseado em histórias reais e sobre temas controversos, é que ele voltou a ter prestígio. Parece que ele vai enveredar por esse caminho para conseguir se consolidar em sua carreira.

Assista ao clipe do filme:

Organização: Ibirá Machado e Heber Souza, em parceria com o Centro Cineclubista (CECISP). O Cinema Indiano e o CINEÍNDIA são parceiros do CECISP e do Cinefusão
.

Nenhum comentário: