segunda-feira, 7 de março de 2011

Udaan (2010) na quarta edição do CINEÍNDIA

-

Amigos, a quarta edicão do CINEÍNDIA já se aproxima e, desta vez, vamos trazer o lindíssimo Udaan (2010), o primeiro filme de Vikramaditya Motwane.

Esta edição, excepcionalmente, será uma sessão casada do CINEÍNDIA com o CineFusão, outro cineclube bastante ativo no espaço do Centro Cineclubista de São Paulo - CECISP, e que coordenará um debate após a exibição.

E então relembrando, em 2011, estamos com uma nova proposta: abriremos um ciclo de discussão neste primeiro semestre com seis filmes que tocam em questões essenciais à sociedade indiana. E que nem por isso se restringem à Índia, mas que falam do ser humano no geral. Em qualquer lugar, época, etnia e língua.

Neste segunda sessão, o filme escolhido é Udaan. Eleito o melhor filme indiano de 2010, Udaan é uma história densa sobre superação e persistência na busca pelos sonhos. É a primeira obra do diretor Vikramaditya Motwane. Certamente um filme imperdível e que vai tocar os frequentadores do próximo CINEÍNDIA.

Cineclube CINEÍNDIA 
13 de Março de 2011, às 18h00.
Local: CECISP – Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239, sala 13
Próximo ao Metrô Consolação

*Grátis*

Para mais informações: 11-9804-4835 (Ibirá) ou 11-9562-5273 (Heber)

Mais sobre o filme:

Rohan é um garoto de 17 anos órfão de mãe que estuda num reputado colégio interno do interior da Índia. Rebelde, ele seus três amigos fogem das aulas para ir ao cinema. Mas dão de cara com o inspetor da escola e acabam sendo expulsos.

Ao voltar pra casa, Rohan reencontra a opressão e a tristeza de seu lar: um pai severo e violento, um irmão mais novo que ele não sabia que existia e a obrigação de seguir carreira como engenheiro. Rohan tem de tomar a dianteira de sua vida para escapar do futuro indesejável e realizar seu maior sonho: ser um escritor famoso.

Este é mais um filme que toca numa ferida profunda da sociedade indiana: a “fábrica de cérebros”, ou seja, a obrigação que muitos jovens têm de seguir carreira como engenheiros para atender a demanda por especialistas na área. Na maioria dos casos, é a única chance de jovens pobres reverterem a situação de suas famílias. 

O tema já havia sido abordado em outras obras, mas é Udaan que lança a incômoda hipótese de que a produção em massa de cérebros nasce na estrutura mais básica da sociedade: a família.

A estética do filme é contemporânea e abre mão das famosas cenas de song-and-dance, típicas de Bollywood, e dos personagens caricatos inspirados pela mitologia hindu. Todos esses elementos fazem de Udaan uma obra-prima que consegue captar as nuances de uma questão social complicada e, ao mesmo tempo, personificar a crueldade que pode atingir o ser humano.

Agora em 2011, Udaan foi agraciado com o prêmio de Melhor Filme no Filmfare Awards, o Oscar Indiano.
 
Sobre o diretor:

Vikramaditya Motwane tem 34 anos. Foi por muito tempo assistente de direção de Sanjay Leela Bhansali, um famoso diretor bollywoodiano, roteirizou dois longas  ao lado de Anurag Kashyap e já foi coreógrafo de cenas de song-and-dance. Em 2010 estreia no cargo de direção com o filme Udaan, atingindo sucesso de crítica e arrebatando muitos prêmios pelo mundo. 
 


O CinemaIndiano.com e o CINEÍNDIA são parceiros do CECISP e do Cinefusão
-

Nenhum comentário: