domingo, 20 de dezembro de 2009

Cinema indiano no Orkut

-

Até um ano atrás, era possível contar nos dedos as comunidades do Orkut dedicadas ao cinema indiano, em português. Hoje, no entanto, após a novela Caminho das Índias, após o filme Quem Quer Ser um Milionário? e após outros fenômenos e eventos particulares e isolados, já quase não é mais possível contar quantas comunidades existem.

Grande parte delas não passam de 10 membros. Outras - as mais antigas - podem ultrapassar as centenas de participantes. E então, como bons brasileiros que são a maior parte de nossos leitores, acredito que para muitos será de grande valia saber quais são estas comunidades.

Embora o próprio blog Cinema Indiano possua a sua comunidade própria (atualmente com 50 membros), é uma outra que cumpre a principal função de interlocutora entre os desejos dos fãs brasileiros do cinema indiano e o acesso aos filmes e coisas afins. E foi nesta mesma comunidade, chamada Quero cinema indiano no Brasil, que eu pedi aos dedicados membros que fizessem um levantamento de tudo o que eles encontrassem em português sobre o cinema indiano no orkut. E a compilação do que achamos está agora aqui.

A Aishwarya Rai é um fenômeno à parte. Passam de 20 as comunidades brasileiras criadas especialmente para ela, sendo que muitas, no entanto, não passam de 5 membros, enquanto que a maior de todas tem mais de mil. Portanto, não listarei todas sobre ela aqui, só colocarei as de maior relevância. De qualquer forma, é importante que fique claro que o número de membros que aparecem nessa lista (entre parêntesis, ao lado dos nomes das comunidades) vem crescendo em grande parte dos casos e, portanto, o que aparece aqui represente unicamente um retrato deste final de 2009.

Pois então fiquem com a lista, em ordem alfabética:

Aamir Khan Brasil (78)
Abhishek Bachchan (31)
Aishwarya Rai (50)
Aishwarya Rai - Brasil (627)
Aishwarya Rai - Brasil (19)
Aishwarya Rai Fanz - Official (102)
Aishwarya Rai - Kajra Re (729)
Aishwarya Rai - Salaam (1053)
Amo o Cinema Indiano (269)
AR Rahman - Brasil (7)
Ashutosh Gowariker é foda! (3)
Asoka (187)
Bipasha Basu - Dolls (133)
Bollywood (870)
Bollywood (75)
Bollywood - Brasil (569)
Bollywood Bhangra Brasil (219)
Bollywood - Florianópolis (18)
Bollywood/RS (80)
Bunty Aur Babli - Brasil (9)
"Cinema Indiano" DVDs e CDs (19)
Cinema Indiano (comunidade do blog, hoje com 51 membros)
Deepika Padukone - Brasil (5)
Delhi-6 - Brasil (6)
Devdas-Brasil (9)
DislexiaComo Estrelas na Terra (72)
Dostana - Brasil (45)
Eu Amo a Aishwarya Rai (37)
eu amo a aishwarya rai (22)
Eu amo a Priyanka Chopra (15)
Ghajini - Brasil (9)
Hrithik Roshan Brasil (130)
Jodhaa Akbar - Brasil (15)
Kabhi Alvida Naa Kehna - BR (10)
Kajol Devgan - Brasil (10)
Kareena Kapoor Brasil (74)
Kirron Kher (3)
Lagaan - Era uma vez na Índia (74)
Om Shanti Om - Brasil (3)
Preity Zinta Brazil (31)
Priyanka Chopra - Brasil (30 membros)
Quero cinema indiano no Brasil (comunidade mais ativa sobre o cinema indiano, funcionando como um fórum sobre o assunto; conta com 73 membros atualmente)
Rani Mukerji - Brasil (17)
Saif Ali Khan Brasil (5)
Salaam-e-ishq BRASIL (348)
Salman Khan (58)
Salman Khan - ator indiano (41)
Sanjay Leela Bhansali (7)
Shahrukh Khan Brasil (91)
Shahrukh Khan Brasil (13)
Shah Rukh Khan (13)
Shahrukh Khan - Die Hard Fans (13)
shahrukhkhan (9)
Sunidhi Chauhan (18)
Taare Zameen Par - No Brasil (103)
Taare Zameen Par - O Filme (29)
Umrao Jaan-Brasil (4)
Urmila Matondkar Brasil (9)

Um muitíssimo e merecido obrigado a todos que ajudaram nesta compilação!

24 comentários:

Lilipop disse...

Fico muito feliz em perceber que a atenção dos brasileiros para com o cinema indiano cresce a cada dia, o que nos faz sonhar com o dia em que em nossos cinemas poderemos nos deliciar com as novidades que aparecem lá na India. Por enquanto, essas comunidades são um oásis onde se encontram pessoas maravilhosas, pois são de uma generosidade extrema, capazes de disponibilizar material, conhecimento, gostos, e novidades sobre o cinema indiano. A comunidade QUERO CINEMA INDIANO NO BRASIL é um exemplo e fica feliz que comunidades irmãs apareçam a cada dia. Parabéns a todos e mais uma vez, OBRIGADA AO BLOG DO CINEMA INDIANO (e ao Ibirá) pioneiro neste caminho.

Ibirá Machado disse...

Lilian, eu sei que você recusa o que vou dizer, mas o maior agradecimento tem que ser dado a você. Eu sei que o que tem que acontecer acaba acontecendo, seja qual for o caminho que tiver que seguir. E se em algum momento houve a necessidade de que um fórum ativo sobre cinema indiano fosse criado, esse espaço aconteceu na comunidade que você criou, e não nas comunidades "Bollywood", com centenas de membros. Talvez pelo próprio nome desta comunidade já mostrar o anseio pelo cinema indiano no Brasil - e não somente declarar-se fã -, é que acabamos todos sendo acolhidos e participativos na "Quero cinema indiano no Brasil".

:)

bárbara disse...

Bem, acho que vou desencantar a minha conta do Orkut para visitar algumas dessas comunidades.

Como é possível que nenhum distribuidor de cinema no Brasil se lembre de começar a editar ou exibir filmes indianos por aí?

Ibirá Machado disse...

Acho que é puro não conhecimento, mesmo. E os dias da desinformação estão contados! ;)

Carol Juvenil disse...

Ei,comecei a chorar agora.Vocês todos são tão bonitinhos.Fazia tempo que não via gente bonitinha.E doce.E gracinha.E amável.

Vou lá voltar ao meu estado normal pra voltar e fazer um comentário decente,valeu?

Ibirá Machado disse...

Valeu! ;)

Lívia Bernardes disse...

Para vocês que divulgam o cinema indiano deve ser gratificante ver esse crescimento e concordo com Barbie como os distribuidores não enxergam esse filão do mercado cinematográfico, estão perdendo rios de dinheiro, deve ser ignorância mesmo a maioria pensa que cinema é só Eua, Europa e alguma coisa de China e Japão. Eu fiquei feliz de ver o quando gostam da Aishwarya. Na minha opinião teriam mais fãs essas comunidades se tivesse dado certo a 2º visita dela ao Brasil, parece que a Globo negociou vários meses para ela fazer uma participação especial na novela Caminho das Indias e ela dançaria a música Kajra re no Criança Esperança a chance dela participar era grande teve até um grupo de bailarinos brasileiros ensaiaram para acompanha-la, mas como não deu certo a Juliana Paes foi chamada na última hora para substitui-la, foi uma pena ela ia participar também dos progamas da emissora como Jô, Faustão, Mais Você etc para falar da carreira, mas ela precisa de quase uma semana pra isso e parece que as filmagens do filme que ela estava gravando na época atrasaram mais do que devia e não pode ser liberada, desistiu na véspera do Criança Esperança. Era uma boa oportunidade de divulgação no Brasil o mesmo eu pude notar no Peru onde ela gravou lá uma parte do filme Endhiraan esse ano e teve muitos programas de TV, reportagens sobre ela e Bollywood naquele pais, tem uns videos no youtube interessante dela em Cuzco, Lima, há um engraçado no dia que toda equipe do filme está embarcando de volta pra India e todos passam e ninguém da bola quando ela aparece só escuta gritos e o povo correndo e cercando ela, fiquei impressionada com a educação e atenciosidade dela, autografou todas as fotos que entregaram na sua mão, tirou fotos,conversou com eles, somente falou mais porque eles não eram fluentes em inglês e um grupo de fãs seguia ela por todo trajeto do aeroporto, eles tiravam fotos e queriam mais e ela estava sem seguranças mas tinha uma mulher da produção que sempre puxava ela pelo braço.

Ibirá Machado disse...

É ultra gratificante :D

Vinicius disse...

Ibirá adorei hehe nossa quanta comu haha eu sempre criando mais rsrs

Nossa já pensou que bom seria a Aish aqui nossa eu ia amar :D

que pena que ela não veio :(

Unknown disse...

Que lindo!
Óia a comunidade "Quero cinema indiano no Brasil" aqui no blog
=D

Eu não sei escrever tão bem assim, mas agradeço ao Ibirá, à Lilian que tiveram a brilhante iniciativa de criarem o blog e a comunidade. E agradeço a todos da comunidade também pela vontade de compartilhar os materiais com todos e pela linda amizade que estamos fazendo. A amizade que achei na comunidade está me fazendo muito bem! Obrigada a todos!!
=D

Ibirá Machado disse...

\o/ ;)

Carol Juvenil disse...

Livia, não sabia de nada disso!Poxa, que triste que a Aish não veio ao Brasil...seria uma ocasião muito boa para divulgar mais o cinema indiano.Ela tem uma beleza muito impressionante, pra mim o rosto dela faz a pessoa ter vontade de saber quem ela é e o que faz.Nunca havia visto alguém assim!De qualquer modo, não foi porque não era para ser (:

Sinceramente, acho que dá um certo trabalho divulgar essas coisas aqui no país.É um tal de baixa filme, cata legenda, bota vídeo no Youtube, tenta fazer as pessoas se interessarem por filmes de mais de 2 horas(parte mais complexa :P)...e ainda tem a nova(e genial) idéia do Danilo de converter os filmes para rmvb.Mas nossa, vale a pena demais!Eu lembro que quando passei os links de uns downloads para as pessoas -downloads que nem fui eu que criei!-,as pessoas ficaram TÃO felizes que me fizeram sorrir só de ler suas reações pela tela do computador.É tão bonito ver as pessoas felizes só porque vão ter acesso à CULTURA,sabe?Não é nada material, e traz tantas coisas boas...só por causa de uns filmes, umas danças e uns atores, ganhei amigos novos.Amigos de quem(apesar de não gostar de admitir), gosto pra caramba.

Barbie, você será tããão bem-vinda na comunidade!Todos serão!Gente, ela era tão paradinha...não imaginei(acho que ninguém) que fosse ficar tão movimentada!Lembro que vi nos links aqui do blog e entrei só pra ver no que dava...ainda bem que o fiz :)

Ô Ibirá, tenho que fazer uns vídeos com legenda dos filmes que você comenta aqui.O próximo alvo é o senhor Devdas!

Ah, passou toda a emoção do último comentário *-* A culpa foi do New York, eu disse!

Ibirá Machado disse...

Carol, Carol, quem você engana com esse "passou a emoção"?

Aaahh, por favor, não esqueça de me avisar de cada vídeo que você fizer as legendas e eu já tiver comentado aqui no blog, pois assim, se der, eu coloco aqui. E como sempre digo, todos agradecemos :)

E fiquei MUITO feliz de saber que você descobriu a comunidade pelo link que tinha aqui no blog :D

Monique Rosa Brasil disse...

Graças a vcs quem sabe um dia eu não pare de assistir filme sentada nessa cadeira "infilis" desse pc.
Oh champingon!

Carol Juvenil disse...

Olha o draminha --'

Acabei de ver que tem gente pra caramba nessa Salaam-E-Ishq Brasil o_o Eu, hein!

Não estou conseguindo mais fazer os vídeos, dá erro quando estou convertendo as coisas D:

Ei, ontem vi um filme com o sobrinho do Aamir.Coisamaisfofadestemundo.

Rosely Toledo disse...

Oi Ibirá!!!

Amei saber que os brasileiros de forma geral estão começando a descobrir o cinema indiano ,mas na sua relação de comunidades senti falta das comunidades de Salman Khan.
Mas de qualquer forma deixo aqui minha lembrança deste ator Bad boy mas que eu admiro
beijos

Ibirá Machado disse...

Olá Cuca!

Ai, deve ter sido uma falha conjunta de todos da comunidade que me ajudaram e de mim mesmo, que não lembrei!... Mas agora já incluí aí as duas comunidades que existem do bad bad bad boy indiano... ;)

bjs

Indi(a)screet disse...

Tudo isso so em portugues!!!!

Voce ja soube que o tao anunciado filme de 2010 MY NAME IS KHAN eh sobre autismo??? SRK estara fazendo o papel de autista, bem aos moldes do filme estadunidense RAIN MAN.

Sabia que os indianos clonaram a moeda de 1 Real??? Pois eh, fizeram a moeda de 1 Rupia IGUAL a moeda do Real. NAO sao somente filmes, enredos, musicas que eles copiam... ate RG estao copiando, mas isto eh assunto pro Indiagestao.

Monique Rosa Brasil disse...

Pô, que saudade mere Cây!

Anônimo disse...

Ibirááááááá cadê você??

Post novo, please! Não é pq estamos em Festas de Final de Ano q vamos ficar sem sua presença?!! Folga?? Nananinanão! ;o)

Bjs e excelente Virada de Ano pra todos!

Ibirá Machado disse...

Sim! To ansioso por My Name is Khan tb! :)

Hahaha, e aguardo a postagem sobre o plágio da moeda! hahaha :D

Ibirá Machado disse...

Ai! To aqui! B-)

Já vai sair coisa quentinha do forno!

;)

Carol Juvenil disse...

73 membros?

Ibirá Machado disse...

Né? Vezes 10, oras.