quarta-feira, 13 de maio de 2009

Priyanka Chopra - प्रियंका चोपड़ा

-

A última vez que falamos sobre um ator indiano foi sobre Abhishek Bachchan, então hoje é vez de falarmos de uma mulher. E nada melhor que falarmos de Priyanka Chopra, mais uma das Miss Mundo que a Índia já teve (do total de cinco; outra Miss Mundo indiana famosa é Aishwarya Rai).

Priyanka Chopra nasceu no dia 18 de julho de 1982, em Jamshedpur, no estado de Jharkhand, no leste da Índia, uma das regiões mais pobres e populosas do país. Seus pais, Ashok Chopra e Madhu Akhauri, eram ambos médicos. Logo cedo, porém, a família mudou-se para a cidade de Bareilly, no Uttar Pradesh, onde ela estudou na escola St. Maria Goretti. Em seguida foi estudar na La Martiniere Girls' School, em Lucknow, capital do Uttar Pradesh. Depois a família mudou-se para Newton, nos Massachusetts (Estados Unidos), onde ela estudou na Newton High School. A peregrinação continuou quando mudaram-se para Cedar Rapids, em Iowa, onde Priyanka estudou na John F. Kennedy High School. Finalmente, de volta à Índia, ela concluiu o colegial na Escola do Exército de Bareilly, já que seu pai era médico do exército indiano.

Priyanka chegou a iniciar a faculdade na Jai Hind College, de Mumbai, mas teve que abandonar após ganhar o concurso de Miss Mundo, no ano 2000 (no mesmo ano, ela havia ganhado o prêmio de Miss Índia Mundo). Até agora nenhuma outra indiana ganhou o prêmio de novo.

Obviamente, como costuma por vezes ocorrer - mas com mais intensidade na Índia -, após vencer o prêmio Priyanka imediatamente virou atriz (modelo e apresentadora de TV também?). Por incrível que pareça, porém, sua estreia no cinema indiano não foi em Bollywood, mas sim em Kollywood, a indústria tamil de cinema, com o filme Thamizhan, em 2002.

No ano seguinte, porém, ela já estava em Bollywood, com o filme The Hero: Love Story of a Spy. Em seguida ela fez Andaaz, que já deu a ela o prêmio de melhor atriz estreante, pelo Filmfare Awards. Ainda em 2003 ela apareceu em outros filmes, mas nenhum fez sucesso.

Em 2004, no entanto, o filme Mujhse Shaadi Karogi foi o terceiro que mais lucrou no ano. No mesmo ano fez também o filme Aitraaz, uma refilmagem do filme estadunidense Assédio Sexual, com Demi Moore. Ela fez nesse filme seu primeiro papel de vilã, que foi muito elogiado, garantindo-lhe o prêmio de Melhor Atriz Vilã pelo Filmfare Awards.

2005 foi um ano sem sucessos pra Priyanka Chopra. Mas em 2006 ela estava em dois dos filmes de maior sucesso do ano: Krrish e Don - The Chase Begins Again. Em 2007 apareceu em Salaam-e-Ishq: A Tribute to Love e também em Big Brother, mas ambos os filmes não fizeram tanto sucesso. Em 2008, a maior parte dos filmes que participou de novo fracassaram, como Love Story 2050, God Tussi Great Ho e Drona, mas fez sucesso nos filmes Fashion e Dostana. Por Fashion, ela levou seu primeiro prêmio de melhor atriz no Filmfare Awards.

Agora em 2009 Priyanka Chopra aparece em Kaminey, What's Your Raashee? e Pyaar Impossible.

17 comentários:

Vinicius disse...

Nossa Eu Adoro essa Atris apezar de só ter assistido um filme com ela que foi (Dostana) mais ela é simplismente Perfeita!

Indi(a)screet disse...

Esta mulher eh linda e maravilhosa e danca muito bem.
Nossa queria ter um decimo da beleza dela!!!!

ÂNGELO disse...

Olá Ibirá já fiz o link para o seu site, que por sinal é muito bom. Parabéns.
Ângelo

Ibirá Machado disse...

Oi Ângelo, muito obrigado! :)

Iseedeadpeople disse...

Vc acredita q eu sempre confundo ela com a Deepika Padukone? Pra mim são gêmeas (apesar de que nestas fotos q vc botou, ela tá bem diferente da Deepika) ;)

Ibirá Machado disse...

Acredito! Elas são mesmo parecidas... eu às vezes me confundo também...

Anônimo disse...

Olá,

Para quem gosta da atriz e da trilha sonora de caminho das Índias, segue o clipe da música Salaam-e-Ishq legendado em português! http://www.youtube.com/watch?v=ORGvuTd_v2Y

Créditos da legenda também ao blog.

Abs

Ibirá Machado disse...

Valeu pelo vídeo!

Unknown disse...

Olá,

Será que vocês poderiam atualizar o link, colocando esse vídeo (com legendas em português) lá na parte que fala dessa música como trilha sonora de caminho das índias?

Ficarei muito grato!

http://www.youtube.com/watch?v=ORGvuTd_v2Y

Abs
Ana Rita

Ibirá Machado disse...

Tudo bem, eu vou trocar. Obrigado de novo! :)

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Lindíssima! Tbm confundo com a Deepika. Sabe que o único filme que me lembro dela é Fashion, que por sinal eh mto bom mesmo!

Carol Juvenil disse...

Fashio é genial,Priyanka é linda (:

Anônimo disse...

ou é essa mulher q canta salaam e ishq?com aquele cara lá?

Ibirá Machado disse...

Sim, é ela quem faz a cena, mas na verdade não é ela quem canta... nos filmes de Bollywood, raríssimos são os atores que realmente cantam a música. Quem cante de verdade é Shreya Goshal e Sonu Nigam, dentre outros cantores famosíssimos de playbacks de Bollywood :)

Will disse...

Ela é mto gostosaaa

Luísa Borges disse...

Adoro ela :D
Mas pra mim ela não dança muiiito bem não!
Dança bem ,mas não AQUELA coisa!

Unknown disse...

Ola
Priyanka chopra é realmente otima atriz os filmes que ja assisti dela foi MUJHE SAADI KAROGI, AITRAZ , SALAAM E ISQH ,KISMAT E YANKEN maravilhosa linda priyanka chopra ♥