terça-feira, 14 de abril de 2009

Abhishek Bachchan - अभिषेक बच्चन

_

Faz um tempinho já que não falamos dos atores e atrizes do cinema indiano e hoje resolvi dar uma retomada na nossa série, falando de Abhishek Bachchan, mais um enorme ídolo de Bollywood. Abhishek pode ter suas qualidades inatas, mas por trás dele há dois fatores que o faz estar entre os 5 grandes nomes da maior indústria de cinema do mundo. O primeiro e mais importante dos fatores: ele é simplesmente filho de Amitabh Bachchan, o mais importante ator de Bollywood até o momento (segundo o julgamento dos indianos). E o segundo e não menos importante dos fatores: ele simplesmente é casado com Aishwarya Rai a atriz mais importante de Bollywood. É pra poucos, eu diria.

Bom, neste momento, Abshishek Bachchan tem 33 aninhos, completados no dia 5 de fevereiro (junto de mim!!!). Nos idos de 1976, ele nascia em Mumbai, a capital do Maharashtra, saindo dos ventres de Jaya Bachchan, esposa de Amitabh Bachchan. Como raramente não deixa de ser, ele vem já de uma família com algum destaque. Seu avô Harivash Rai Bachchan, pai de Amitabh, era um conhecido poeta da literatura hindi e o sobrenome Bachchan era apenas artístico. O nome real da família era Srivastav. Harivash escolheu o sobrenome artístico de Bachchan em homenagem às origens sikhs do Punjab de sua esposa, Teji.

Como é destacado no filme Taare Zameen Par, Abhishek Bachchan era mesmo disléxico quando criança, ou melhor, ele é disléxico. Em Mumbai, ele passou pela Jamnabai Narsee School e pela Bombay Scottish School. Depois, em Nova Delhi, estudou na Modern School, pra finalmente concluir os estudos na Aiglon College, na Suíça. Um périplo "perfeito" pra um disléxico. Mas a vida é assim mesmo; agora ele é quem é e casado sabemos com quem. Em seguida foi aos Estados Unidos, na Boston University, estudar atuação, mas voltou antes de concluir para ajudar o pai que estava em problemas com a produtora ABCL.

A carreira de ator de Abhishek é bem recente. Começou no ano 2000, com o filme Refugee, com Kareena Kapoor. Por quatro anos consecutivos, ele atuou em diversos fracassos, entre eles Kuch Naa Kaho (2003), que tinha também Aishwarya Rai no elenco. Mas em 2004, finalmente, sua atuação no filme Yuva, de Mani Ratnam, mostrou que ele era capaz de atuar bem, ganhando seu primeiro prêmio da carreira, de Ator Coadjuvante pelo Filmfare Award. Pra ajudar, no mesmo ano ele estrelou Dhoom, que foi o primeiro grande sucesso de sua carreira.

Em 2005, ele fez quatro filmes que foram, os quatro, grandes sucessos: Bunty Aur Babli, Sarkar, Dus e Bluffmaster. Em Sarkar ele ganhou o segundo prêmio de Ator Coadjuvante pelo Filmfare Award. Em 2006, o filme Kabhi Alvida Naa Kehna foi um dos filmes que mais arrecadaram no ano, ao lado de Dhoom 2, que foi enorme sucesso, embora digam que Hrithik Hoshan tenha roubado a cena.

No ano de 2007 ele fez o filme Guru, que embora tenha sido seu primeiro filme "solo" e tenha surpreendido pela atuação ao lado de Aishwarya Rai, ele acabou por não levar o prêmio de melhor ator. Em 2008 fez sucesso com o polêmico Dostana e agora em 2009 apareceu em Delhi-6, que não fez tanto sucesso.

Mas deixando um pouco de sua carreira pra lá, tem muita gente aqui que gosta de fofocas. O fato é que Abhishek chegou a ficar noivo da atriz Karisma Kapoor, no ano de 2002, cancelando o noivado três meses depois do anúncio público. O casamento com Aishwarya Rai, em abril de 2007, foi um dos eventos do mundo bollywoodiano mais cobertos pela mídia na história da Índia. As cerimônias foram realizadas na casa dos Bachchan em Juhu, Mumbai, de acordo com os rituais hindus da comunidade de Bunt, do sul da Índia, da qual Aishwarya pertence. Alguns rituais bengaleses e norte indianos também foram realizados em homenagem às origens da família Bachchan. Hoje, o casal é por vezes chamado de Abhiaish.

8 comentários:

bárbara disse...

Sim, a gente adora fofocas :D
Quanto a isso, será verdade o que dizem os rumores sobre Aish ter ciúmes da Rani Mukerjee por ela ser tão amiga do marido? Hmm... Não creio.

Eu gosto muito do Abhishek, apesar de não ter visto muitos filmes com ele. Mas uma coisa eu digo, acho que ele nasceu para fazer comédias.
Ele tem um ar meio "goof" e fica estranho em papeis dramáticos.

Krsna Mohan | Luiz F. disse...

Até que eu gosto do Abhishek sabia? ele pelo menos não é freak como o pai hehe. Achei que ele atuou bem em Guru, mas confesso que ainda não vi nada dele que realmente me surpreendeu. Engraçado que eu nunca vi NADA de Dhoom 1, já procurei mas nem imagens achei! O 2 totalmente sumiu com o 1.

Ibirá Machado disse...

Eu sinceramente não sei mesmo se Aish teria ciúmes... devem ser intrigas da oposição, y nada más. Quanto a ele fazer só comédias, eu diria que Guru é um bom exemplo de que ele também é capaz de fazer coisa mais seriazinha... embora, de fato, Guru não tenha exigido tanto assim dele...

E eu tenho a mesma dificuldade de encontrar Dhoom 1!!! Até hoje não falei de Dhoom 2 porque não consegui ver o 1!!!

Indi(a)screet disse...

Eu, Sandra Bose, ouso cometer o disparate (segundo um amigo meu indiano) de dizer e agora estar aqui escrevendo, que o Abhishek eh melhor ator que o famoso pai e com certeza MUITO melhor ser humano. Gosto dele e detesto seu pai!
Eu AMEI Dostana!!! Ri muito e me diverti a bessa :)
Tenho o Guru e curti bastante Delhi-6, que so faz sentido pra quem conhece Delhi e sua historia com o monkeyman que ocorreu aqui em 2001.

Anônimo disse...

Ibirá,
Se vc buscar por Dhoom.2004 no emule, certamente o encontrará. Eu mesma tenho esse filme na minha paste de upload do emule.
De toda forma, eu nao acho que seja necessário ver o primeiro para ver o segundo. Eu mesma só vi o segundo. Tenho medo do primeiro, hehehe.
Abç,
Bru.

Ibirá Machado disse...

Sandra, vc sabe que eu concordo com vc, mesmo correndo o risco de ser ainda mais disparatado.... :S

Bru, na verdade eu já cheguei a encontrá-lo pra baixar uma vez, mas nunca o fiz... também só vi o Dhoom 2 e certamente ele é "auto-sustentável"... haha... mas baixarei o 1 e então falarei dos dois... :p E valeu pela dica!

bárbara disse...

Sandra e Ibirá, eu super subscrevo a vossa opinião.
"Abhishek eh melhor ator que o famoso pai e com certeza MUITO melhor ser humano" - concordo 100%.
E Dostana é genial :D

Isa disse...

Eu achei Kuch Naa Kaho tão lindo. D:
E Dhoom nem tenho vontade de ver.

Ele tem uma carinha tão fofinha, de qualquer jeito, rs.

;*