terça-feira, 30 de dezembro de 2008

Um ano de lições pra Kollywood

Shreedhar Pillai, do Times of India (tradução livre)


Um recorde de 114 filmes tamil foram lançados em 2008 (com Panchamritam sendo o último a ser lançado, em 25 de dezembro), o maior na última década. Desses, 19 deram lucros aos seus produtores - ou 16% do total, um sucesso. No ano, houve um blockbuster (Subramaniapuram), três foram super sucessos (Dasavatharam, Yaaradi Nee Mohini e Kathalil Vizhunthen) e seis foram sucessos normais (Saroja, Santosh Subramaniyam, Dhaam Dhoom, Vaaranam Aayiram, Anjaathe e Thenavattu). E dos outros, ainda nove obtiveram uma pequena margem de lucro.

A indústria de filmes tamil passou por uma metamorfose em 2008. Uma indústria conhecida por filmes populares com superstars e orçamentos de mais de 3 milhões de dólares (algo perto de 10 milhões de reais na cotação atual, ou algo perto de um milhão de euros, o que é bem muito pra Índia) viu muitos deles bombando. Mas apenas dois dos sete filmes com super orçamento no ano deu o retorno completo aos produtores.

"O resultado das bilheterias em 2008 mostram claramente que os filmes de grande orçamento viraram de alto risco, enquanto que filmes de orçamento pequeno (de no máximo um milhão de dólares) são comparativamente mais seguros", diz Tiruppur Subramaniam, um veterano distribuidor dos filmes tamil.

"Small is beautiful" parece ser a chave aqui. Diretor e produtor estreante, Sasikumar Subramaniapuram viu sua produção de menos de um milhão de dólares arrecadar, em 100 dias, mais de três vezes mais o valor gasto apenas com direito de imagem na TV. Como o famoso diretor malayalam, Lal Jose, agora na indústria tamil, disse: "Se o filme tem bom conteúdo, com idéias inovadoras e músicas cativantes, as pessoas irão vê-lo inevitavelmente, independentemente dos atores". Filmes de pequeno orçamento como Anjaathe, Saroja e Vizhuenthen deram maravilhosos retornos.

Outro fato que vem se comprovando cada vez mais é a importância das músicas dos filmes, que mais e mais são uma poderosa ferramenta na promoção das produções. E isso acontece sobretudo porque a audiência do cinema tamil é principalmente de jovens entre 15 e 30 anos, a faixa etária que mais "consome" músicas, como afirma o diretor Selvaraghavan. Fosse alguns anos atrás o parâmetro seria outro, já que a maioria do público de Kollywood era composta por mulheres, o que já mudou - mais uma prova das mutações recentes no cinema tamil.

O fato é que Kollywood esteve atenta às mudanças recentes do gosto do povo tamil e aprendeu a tirar proveito. Agora é ver se em 2009 eles conseguem superar-se ainda mais.

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