domingo, 14 de dezembro de 2008

Mostra de Bollywood em Natal


Está acontecendo esta semana em Natal, no Rio Grande do Norte, uma mostra de cinema de Bollywood, inédita no nordeste! A mostra é patrocinada pela prefeitura e o curioso é que é numa praça, ao ar livre. Veja a reportagem na Tribuna do Norte:

Bollywood passa por aqui
09/12/2008 - Tribuna do Norte


Os filmes produzidos pela segunda maior indústria de cinema do mundo, a indiana Bollywood, ganharam ontem em Natal, espaço na tela de cinema em alta resolução montada ao ar livre na Praça Augusto Severo, largo em frente ao Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão. O evento que faz parte da programação do Goiamum Audiovisual, patrocinado pela Prefeitura do Natal e realizado pelas entidades de cinema Zoon e Cineclube Natal, segue até a próxima sexta-feira, começando sempre às 19h.

A mostra Bollywood, inédita no Nordeste, reúne as mais significativas e recentes produções do cinema indiano, sob a curadoria do produtor, cineasta e editor indiano Ram Prasad Devineni.

Na abertura da mostra Bollywood, o jornalista Franthiesco Ballerine, crítico de cinema do Jornal da Tarde e colaborador do jornal O Estado de São Paulo, falou sobre as diferentes características que envolvem o cinema ocidental e indian e em seguida abriu espaço para discussão com o público.

Viagem

Franthiesco Ballerine atualmente trabalha num livro sobre o cinema de Bollywood. A idéia surgiu a partir de uma reportagem que fez em janeiro na Índia. “Fiquei 25 dias na Índia. Lá eu conheci os principais produtores, diretores e atores de Bollywood. Tanto no livro quanto na abertura da mostra aqui em Natal, levanto aspectos da produção cinematográfica indiana, que é bem diferente da América Latina”, declarou Franthiesco Ballerine, em entrevista por telefone ao VIVER.


Os filmes de Bollywood, que produz cerca de 1000 filmes por ano, adotou algumas fórmulas fixas para agradar o público indiano, como os extensos musicais e a união proibida entre casais. “Esta fórmula ainda é uma realidade em Bollywood. Os filmes têm duração de 2 a 3 horas. As longas seqüências musicais podem chegar a 20 minutos de duração. Em alguns casos não tem a ver com a narrativa. São colocadas como intervalos dramáticos ou simplesmente para que o espectador possa ir ao banheiro” explica Franthiesco Ballerine. “Mas essa não é uma característica de todos os filmes produzidos na Índia”, completou Ballerine.

Os filmes selecionados para a Mostra Bollywood foram lançados em anos distintos, o que garante ao público a oportunidade de conhecer filmes de vanguarda e sem concepções pré-determinadas.


Dentre os filmes selecionados para a mostra Bollywood está “Bombay”de Mani Ratnam, que será exibido hoje. O filme é Baseado em incidentes reais, que conta a história da união proibida entre um hindu, do sul da Índia, e uma mulçumana. A história polêmica, que motivou o incêndio na casa do diretor do filme, também registra o incidente de Ram Janmabhoomi-Babri Masjid, responsável pelo aumento da tensão religiosa em Mombai e em outras partes da Índia, provocando tumultos e violência. Na quarta será exibido “The Terrorist”, dirigido por Santosh Sivan. O filme foi inspirado por eventos em torno do assassinato do ex - Primeiro Ministro Rajiv Gandhi. The Terrorist venceu o principal premio do Festival Internacional de Cinema do Cairo e foi o primeiro filme indiano a ser exibido no Sundance Film Festival. O ator americano John Malkovich comprou o filme e o distribuiu nos Estados Unidos. “KRRISH. Rakesh Roshan” será o filme desta quinta-feira. KRRISH é o primeiro grande filme de super-herói, produzido em Bollywood e como os filmes do gênero, contam com efeitos especiais e prolongadas seqüências de ação.


Para encerrar a mostra Bollywood será exibido o filme “CASH”, de Anubhav Sinha.

5 comentários:

Iseedeadpeople disse...

Falta passar aqui em Salvador...poxa...

Apesar que esse modelo ao ar livre não me agradou muito não =(

Indi(a)screet disse...

Posso roubar e por no Indiagestao???

Ibirá Machado disse...

Claro!

bárbara disse...

Olá!

É só para dizer que gosto muito deste blog, eu própria tenho um blog sobre filmes indianos, e agora sou oficialmente seguidora :)

Essa mostra de cinema é muito boa ideia, aqui em Portugal houve uma há uns anos mas os filmes não eram tão recentes.

Um abraço!

Ibirá Machado disse...

Olá Barbarella! Fiquei muito feliz de saber que ganhei mais uma seguidora oficial! :):)
E não conhecia seu blog e achei bem interessante, também! Coloquei o seu link nos blogs que recomendo, ok?

Abração. OM Shanti OM