quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Atualizando... filmes gays são proibidos mas nem tanto...

A Professora Sandra Bose (www.indiagestao.blogspot.com) me lembrou que na verdade existem, sim, filmes com temática homossexual na Índia. Falarei sobre alguns deles aqui nesta postagem. De repente me pus a pensar porque este último teve essa censura mais escancarada e me dei conta do óbvio: a presença de dois atores-semi-deuses de Bollywood incentivaria - e muito - que toda a juventude indiana fosse ver o filme. Quando é que permitiriam a pirralhada indiana ver filmes com essa temática? Os outros filmes que existem são mais sérios e sem atores famosos, que nem os indianos ficam sabendo direito que existe.

Bom, o primeiro filme que parece ter sido feito sob esta temática na Índia (homossexualismo masculino) foi Mango Soufflé, em 2002. Conta um caso típico de crise de identidade, de um indiano que se apaixona por um homem, mas casará com sua irmã, e no fim... o fim eu não conto! Há uma certa crítica por personagens estereotipados, mas eu diria que o cinema indiano costuma mesmo sempre cometer este pecado (que nem sempre é reuim). Ainda assim, parece que este filme é uma boa produção.

Em 2003 foi feito o filme Gulabi Aina (O Espelho Rosa), de Sridhar Rangayan, contanto a vida de drag queens indian@s, abordando ainda mais de perto o tema do homossexualismo. Mas o filme mais forte neste sentido foi feito em 2006, chamado Yours Emotionally, do mesmo diretor. Esse sim fala sobre o conflito profundo que é ser gay em uma sociedade que criminaliza esta opção e ao mesmo tempo convive com ela há milênios. A seguir vai o trailer de ambos os filmes:


E mais recentemente, neste ano de 2008, foi lançado o filme Pankh, de Sudipto Chattopadhyay, que me parece abordar este tema de uma maneira diferente e interessante. É a história de um joven indiano que, quando criança, trabalhava como menina em programas de TV e filmes - coisa que, ao que consta, é comum de ocorrer na Índia. É lógico que quem o fez trabalhar com isso foi sua mãe e é lógico que quando ele cresceu construiu-se uma relação conflituosa entre ambos. E é lógico que ele, já crescido, acabou por questionar suas preferências sexuais. Parece ser um filme bom e sério. Mas infelizmente não consegui encontrá-lo para baixar na internet e não consegui nem encontrar trailer deste filme.

Outro filme mais antigo sobre homossexualidade é o famoso Fire, da famosa Deepa Mehta. No Brasil é possível encontrá-lo nas locadoras com o nome de Fogo e Desejo. Trata da homossexualidade feminina. Mas outro dia falarei sobre ele.

Nenhum comentário: