sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Bollywood entra em greve

por Cinema em Cena

Uma das indústrias cinematográficas mais importantes do mundo, Bollywood, na Índia, está parada por tempo indefinido. Nessa quarta-feira, 1º de outubro, a greve de mais de 100 mil trabalhadores foi iniciada, interrompendo várias produções. Os grevistas, desde atores a assistentes de filmagens, exigem melhores salários e pagamento de horas extras.

A Federação de Trabalhadores no Cinema da Índia Ocidental reclama também de atraso nos salários. "Os empregados são pagos para trabalhar oito horas, mas trabalham muito mais. Eles não recebem por isso e sequer recebem em dia", disse o secretário-geral Dinesh Chaturvedi à Variety.

Às vésperas do Festival Hindu, a greve pode afetar bastante a economia local. A indústria de mídia da Índia rendeu, em 2006, aproximadamente US$ 2 bilhões e espera que esse número dobre até 2012.

Astros de produções indianas, como Shah Rukh Khan e Amitabh Bachchan, também aderiram ao protesto. Os produtores tentaram um acordo com os grevistas ainda na noite de quarta-feira, mas não chegaram a um acordo.

Nenhum comentário: