terça-feira, 15 de julho de 2008

Twenty:20 - O mega-sucesso ainda não lançado no Kerala

No Kerala existe a AMMA, que significa Association of Malayalam Movie Artists (Associação dos Artistas de Cinema Malayalam), criada nos anos 90 para tentar, de alguma maneira, salvar o cinema malayalam que estava visivelmente declinando. Hoje com mais de 300 membros, a AMMA (que também significa mãe) é a principal produtora de filmes no Kerala e também é ela que realiza o principal evento de premiação do cinema malayalam.

Estou falando dela não só porque ela não foi citada no post anterior, mas também para falar do filme Twenty:20 que ainda está sendo filmado por lá. Este filme irá contar com praticamente todos os atores malayalis (mais um menos uns 65 estão na lista), que participarão de graça. O tema do filme, ao que tudo indica, remete à paixão nacional que é o críquete - twenty:20 é uma modalidade desse esporte -, além de a fórmula adotada ser tal e qual se usa em Bollywood.

Todo esse apelo para que Twenty:20 seja o maior blockbuster de todos os tempos do Kerala tem um porquê: arrecadar fundos para a AMMA, e assim permitir que o Kerala produza mais e melhores filmes.

Aí vai uma reportagem sobre as filmagens do filme pra vocês poderem ter uma mínima idéia de como isso será. Tá tudo em malayalam, que acho que vocês compreendem tanto quanto eu, mas, na verdade, só as imagens importam.

Aqui está a página oficial da AMMA: http://malayalamcinema.com/index.php

4 comentários:

Lígia disse...

ah n acredito q vc n traduziu a pagina para a gte :P
haha
olha, agora no orkut tem um aplicativo so de cinema em malayalam
adoro
e malayalam é uma palavra palíndroma
adoro²
:P

Elaine Rodrigues disse...

Uma boa opção de cinema malayalam é: VANAJA.
uma menina pobre de casta baixa tentando aprender a dança baratanatyam.
Muito bom!

Ibirá Machado disse...

Ih! Valeu pela dica Elaine, mas Vanaja não é um filme Malayalam, não, mas Telugu, do estado vizinho de Andhra Pradesh... hoje postarei sobre o cinema deste estado ;)

Anônimo disse...

Seu blog eh amplo mesmo. Abrange TUDO. Gosto muito dele mesmo!
Continue assim!!
Om Shanti